CidADE | URBano | PoLiS | URbIS | CIVitateS | CIty | StaDT | ViLLe | CITtá

Locus para PESQUISA e ESTUDO de projetos para a CiDAde

sábado, 18 de setembro de 2010

GLOBAL AWARD FOR SUSTAINABLE ARCHITECTURE

A transformação industrial e social, que conduziu à mudança de uma sociedade da abundância para uma em que os recursos naturais tornam-se crescentemente escassos e cada vez mais caros, representa uma ruptura definitiva com o século XX. A sociedade pós-industrial, local e global, está emergindo não apenas com novas prioridades (utilização sustentável dos recursos), mas também novas esperanças (abordagem mais equilibrada do desenvolvimento urbano), movidas pela construção de uma relação com o ambiente natural nova e melhor.

O desenvolvimento sustentável, portanto, ganha cada vez mais espaço em todo o mundo, tornando-se uma das pedras angulares de um novo racionalismo no processo da construção civil.

O Prêmio Global para Arquitetura Sustentável foi criado em 2006 com o objetivo de estimular um debate global e premiar anualmente cinco arquitetos que se destacaram neste enfoque. O prêmio foi concebido pelo arquiteto e professor Jana Revedin da Umea University, Suécia, financiado pelo Conseil général des Yvelines, juntamente com a Cité de l'Architecture & du Patrimoine e especialistas de uma comissão científica internacional [Università IUAV di Venezia, International Architecture Biennale of Ljubljana - Eslovênia, Museum of Finnish Architecture – Helsinki, Centre International pour la Ville, l’Architecture et le Paysage – Bruxelas].

Os projetos premiados devem oferecer idéias claras na busca de uma arquitetura contemporânea racional que:
- está totalmente em sintonia com a ética, os interesses públicos e sociais atuais;
- inova nas áreas de ecologia, energia, materiais e tecnologia;
- é progressita na busca de novos padrões para habitação e para os serviços públicos.

Os arquitetos premiados em 2010 foram:



1. Giancarlo Mazzanti - Colombia
2. Junya Ishigami - Japan
3. Snøhetta - Norway
4. Steve Baer - USA
5. Troppo Architects - Australia

Veja quais arquitetos foram premiados em  2007, 2008 e 2009



Nenhum comentário:

Postar um comentário